programa grátis

Fotos da 7° Copa Wudang de kungfu Wushu

Fotos dos atletas da Equipe Wu Wei durante a 7° Copa Wudang

Fotos da 7° Copa Kwan Kun de kungfu Wushu

Fotos dos atletas da Equipe Wu Wei durante a 7° Copa Kwan Kun.

Parceria CWA - CBKW

A parceria entre a Confederação Brasileira de Kungfu Wushu – CBKW e a Chinese Wushu Association – CWA será fundamental e terá relevante contribuição para que a nossa modalidade possa fazer parte do Programa Olímpico.

Conheça o Wushu Moderno

Pratique esse esporte belíssimo!

If you are going [...]

Wushu e os Jogos Olímpicos

Já foram realizadas competições de Wushu nos Jogos Olímpicos em Berlim, em 1936 e o Wushu faz parte do Programa Oficial dos Jogos Asiáticos desde 1990. O maior desejo da IWUF era fazer com que as competições de Wushu fossem realizadas no mesmo palco dos outros Esportes Olímpicos, promovendo a diversidade da Cultura Olímpica.

domingo, 20 de maio de 2012

Academia Wu Wei com novas modalidades!

A academia Wu Wei de Artes Marciais apresenta, em sua grade de aulas, duas novas modalidades. A primeira delas é o Tai chi chuan, que tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio.

Já a outra modalidade é o Jiu jitsu, uma arte marcial japonesa, que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Sua origem, como sucede com quase todas as artes marciais vetustas, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe in claris é que seu principal ambiente de desenvolvimeno e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão.



Taichi Chuan
 ___________________________________________




Características:

O taichi chuan é uma arte marcial interna chinesa, este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.

Horário/Dia:
19:00 às 20:00/Seg e Qua

Professora:

Suzy Ferreira
Duração:
60 min
Intensidade:
Baixa / Média

Indicação:
Para todas as idades, mas é especialmente indicado para adultos e idosos.
Contra Indicação:



Benefícios:
Relaxa a mente, assim como o corpo. Auxilia a digestão, acalma o sistema nervoso, é benéfico para o coração e a circulação sanguínea, tornam flexíveis as articulações e rejuvenesce a pele.



Jiu Jitsu 
 ___________________________________________



Características:

As características especiais do jiu-jitsu incluem defesa contra ataques com faca e técnicas de imobilização. Uma habilidade exclusiva, ensinada a especialistas, é o kuatsu, a arte da ressurreição. Esta técnica foi desenvolvida para reviver um inimigo no campo de batalha para interrogá-lo, depois de receber um golpe não fatal.

Horário/Dia:
19:00 às 20:00/Seg, Qua e Sex.
Professor:
Leo Moura - Faixa Preta 1° Dan (campeão Mundial)
Duração:
60 min
Intensidade:
Média/ Alta

Indicação:
Para todas as idades.
Contra Indicação:



Benefícios:
- Diminui o stress
- Defesa pessoal tanto para homens quanto para mulheres
- Desinibe os tímidos e acalma os agitados e ansiosos
- Aumenta a auto-estima, auto-confiança e desenvolve o caráter, (esporte de conquista individual)
- Trabalha e define o corpo, como os braços, abdômem e quadril, tanto em homens quanto em mulheres
- Aumenta a resistência do organismo
- Acelera o metabolismo
- Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória
- Aumenta a flexibilidade
- Aumenta a coordenação motora
- Aumenta os reflexos

Venha fazer uma aula experimental!

By Buu Wushu BR with No comments

sábado, 19 de maio de 2012

17° Campeonato Cearense de Kung Fu Wushu 2012

Publicado em 19 de Maio de 2012, por Michel.B


No dia 03 de Junho, acontece o 17° Campeonato Cearense Kung Fu Wushu, no Ginásio da Faculdade Católica, o evento tem apoio da Federação Cearense de Kung-Fu Wushu (FCKW) e organização do Presidente Marcelino Mendes. A competição é classificatório para o 23° Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, o evento que será realizado em Fortaleza-CE, de 06 a 09 de setembro no Ginásio Poliesportivo UNIFOR. O Campeonato Cearense Kung Fu Wushu também classificar os atletas de taolu para dois Treinos da Seleção Cearense de Wushu, será realizado entre os meses de Julho e Agosto na Faculdade Católica.

O evento contará com as seguintes modalidades: Taolu moderno, Taolu tradicional, Taolu internos (Taichi Chuan), Sanda e Shuai Jiao.

A Equipe Wu Wei de Wushu participará da competição com 10 integrantes, sendo 9 atletas e uma fotógrafa oficial. Participará os atletas, Valnides Júnior, Nicholas Cabral, Alberto Lopes, Suzy Ferreira, Victor Nobre, João Camelo, Arthur Medeiros, Rodrigo Oliveira, Michel Bruno e Isabel Cristina Maia, fotógrafa da equipe. Objetivo da Equipe Wu Wei é classificar mais atletas e categorias para o Campeonato Brasileiro de Wushu, e conseguir um resultado positivo neste estadual de 2012. Os atletas treinam forte para a competição, estão fazendo os últimos ajustes para a competição.

A Equipe Wu Wei ainda fará a primeira apresentação de Dança do Leão do estado do ceará na abertura do evento. 

Cartaz do Evento

Data:
3 de Junho de 2012
Local: Ginásio Faculdade Católica
* 9:00h – Início de todas as competições
Entrada: 1 kg de alimento

Estão todos convidados, venha prestigiar esse grande evento!
Jiayou Equipe Wu Wei!

By Buu Wushu BR with No comments

sexta-feira, 11 de maio de 2012

23° Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu 2012

Publicado em 11 de Maio de 2012, por Michel.B


É com grande satisfação que anunciamos a cidade sede da 23ª edição do Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu. O evento será realizado na cidade de Fortaleza-CE, de 06 a 09 de setembro no Ginásio Poliesportivo UNIFOR. A organização do evento será do Marcelino Mendes (Presidente da FCKW)  e Maitê Farias com apoio da Federação Cearense de Kung Fu Wushu - FCKW.
Fortaleza sedia pela terceira vez o Campeonato Brasileiro, a vez primeira foi em 2004 e a segunda foi em 2007.  Todas edições do evento em fortaleza foram realizado com sucesso, batendo recorde de inscritos e com elogios da CBKW pela ótima organização.
Em 2007 fortaleza inovou, trazendo para o evento a primeira área semi-oficial de wushu (com tapete e tatame), além de uma área aberta para aquecimentos dos atletas, considerado por muitos, uma das melhores edição do Campeonato Brasileiro.
A 23° edição do Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, com certeza, será melhor ainda.

Ginásio Poliesportivo UNIFOR.

O complexo, de 5 mil m², é constituído por três quadras poliesportivas, arquibancadas com capacidade para 850 pessoas, quatro vestiários, área para cadeirantes, uma sala multifuncional, duas salas de aula, sala de professores e coordenação, recepção, banheiros, almoxarifado, além de equipamentos modernos como placar eletrônico, tabelas de basquete móveis e adaptação completa para portadores de necessidades especiais.  Clique em www.unifor.br/tourvirtual e veja mais imagens em 360° do local.

Notícia em primeira mão para o site wu wei!
Em breve mais notícias!

By Buu Wushu BR with 1 comment

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Brasil estreita relações com a China para o desenvolvimento do Wushu

Wushu-Brasil-China
Vice-Ministro de Esportes e do Comitê Olímpico Chinês vem ao Brasil para viabilizar a entrada da modalidade nos Jogos Panamericanos
 O Brasil está estreitando suas relações com a China, país berço e mais forte do mundo no wushu, através da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW) para o desenvolvimento da modalidade no Brasil e na América. Como ações pontuais, já está confirmada, para os dias 14 a 17 de maio, a vinda de uma delegação oficial do país composta por Xiao Tian, Vice-Ministro de Esportes da China e Vice-Presidente do Comitê Olímpico Chinês, Gao Xiaojun, Presidente da Chinese Wushu Association (CWA) e Zhang Yuping, Secretária Chefe da International Wushu Federation (IWUF).

Marcus Vinicius Alves, Presidente da CBKW, irá recepcionar a delegação no Brasil. Segundo ele, foram programadas reuniões com autoridades do esporte brasileiro para abordar a possibilidade da entrada do Wushu nos Jogos Panamericanos. No dia 14 de maio, às 14h30, concederão entrevista coletiva com a participação do Prefeito Pedro Serafim, do Secretario de Esporte e Lazer de Campinas, Caio Carneiro Campos, Secretario de Desenvolvimento Economico, José Afonso da Costa Bittencourt, da Vereadora Leonice da Paz e do Cônsul Geral da República Popular da China em São Paulo, Sun Rongmao, no Salão Azul da Prefeitura Municipal de Campinas. No dia 15, embarcam para o Rio de Janeiro para reuniões  com membros da Federação de Kungfu Wushu do Estado do Rio e depois Foz do Iguaçú para encontrarem com autoridades do esporte do estado do Paraná.
Esta relação de cooperação entre os países não começou agora, a China já investe em um projeto de expansão da modalidade e conta com o Brasil como centro estratégico na América do Sul. Em 2010, enviou uma delegação, composta por 20 atletas de reconhecimento internacional, para uma turnê de demonstração da modalidade no país.
Em 2011, como mais um fruto desta parceria, a Chinese Wushu Association enviou também técnicos chineses para a capacitação de atletas e professores e para a preparação da seleção brasileira que representou o Brasil no 11th World Wushu Champioships realizado em outubro de 2011 em Ankara, Turquia. Além disso, a CWA doou para a CBKW uma área oficial de competição, a primeira do país.
Além da possibilidade de inclusão nos Jogos Panamericanos, o wushu também tem grande chance de fazer parte do programa olímpico em 2020. Durante uma reunião do Conselho Executivo do COI realizada em julho de 2011, em Durban, África, foi fechada a lista de oito esportes que ainda podem se considerar na disputa para tornar-se modalidade olímpica. Caso o wushu seja selecionado, a CBKW será a entidade brasileira responsável por montar o time que representará o país nas modalidades taolu moderno (sequência de movimentos com fundamentos marciais) e sanda (combate).
A Confederação Brasileira enviou atletas para as Olimpíadas de Pequim, em 2008, quando o wushu participou como modalidade de demonstração. Um torneio aconteceu no mesmo período do Jogos e contou com a participação de três atletas brasileiros: Emerson Almeida e Ariana Ortega nas disputas de sanda e Adriano Lourenço, no taolu.
Outra vitória para a modalidade, é a participação em caráter demonstrativo na 2º Edição dos Jogos Olímpicos da Juventude que será realizado em 2014, em Nanjing, China. A CBKW acaba de receber este comunicado oficial do Sr. Yu Zaiqing, presidente da IWUF e o vice-presidente do COI e aguarda informações sobre a definição dos critérios de classificação dos atletas para assim, começar o processo de seleção do time que irá representar o Brasil neste evento.

Fonte: www.cbkw.org.br

By Buu Wushu BR with No comments

domingo, 6 de maio de 2012

Dança do leão





Dança do leão (chinês: 舞獅; pinyin: wǔshī) é uma forma de dança tradicional na cultura chinesa, na qual os participantes imitam os movimentos de um leão usando uma fantasia do animal, uma figura importante do folclore chinês. O leão chinês é representado com várias cores e cada uma tem seu simbolismo, os leões quando manuseados parecem ganhar vida e personalidade prória.





O traje de leão pode ser manejado por um único dançarino, que salta e movimenta energicamente a cabeça, as mandíbulas e olhos da fantasia, ou por um par de dançarinos, que constituem as pernas dianteiras e traseiras do animal. O uso do par de dançarinos é visto em exibições de acrobatas chineses, com os dois dançarinos agindo em conjunto para movimentar o animal entre plataformas de várias alturas. A dança é tradicionalmente acompanhada por gongos, tambores e fogos-de-artifício, representando uma chuva de boa sorte.

História

O leão é tradicionalmente considerado como uma criatura guardiã em muitas culturas asiáticas. Ele é representado na tradição budista como a montaria de Manjusri. A dança do leão é realizada em muitas culturas asiáticas, incluindo China, Japão, Vietnã, Coreia, Taiwan e Tailândia, entre outros, cada país possuindo seu estilo e propósitos próprios.
A dança do leão é especialmente popular na cultura chinesa, com uma história que remonta a mais de mil anos. Existem vários estilos de dança do leão, mas a mais popular são a nortista e a sulista. A dança nortista se originou nas regiões setentrionais da China, onde era usada para o entretenimento da corte imperial. O leão nortista é geralmente de cor vermelha, laranja e amarela (às vezes com pelagem verde para a leoa), é de aparência desgrenhada e têm uma cabeça dourada. A dança nortista é muito acrobática e é realizada principalmente como entretenimento.
A dança do leão sulista é de natureza mais simbólica. Ela é realizada geralmente como uma cerimônia para exorcizar espíritos maléficos e para invocar sorte e felicidade. O leão sulista exibe uma vasta variedade de cores e tem uma cabeça peculiar com grandes olhos, um espelho na testa e um chifre único no centro da cabeça.

Estilos diferentes

Os dois tipos mais populares de dança do leão na cultura chinesa, são a do leão nortista e do leão sulista.

Nortista

No norte, os leões geralmente aparecem em pares. Leões nortistas geralmente têm pêlo longo e desgrenhado de cor laranja e amarela, com um arco vermelho ou verde na cabeça para indicar se se trata de um macho ou uma fêmea.
Durante uma apresentação, os leões nortistas se parecem com um cão pequinês ou Cão Fu, e seus movimentos são muito realistas. Acrobacias são muito comuns, com proezas como se equilibrar ou se balançar sobre uma bola gigante. Leões nortistas às vezes aparecem como uma família, com dois grandes leões "adultos" e um par de "leãozinhos". Ninghai, em Ningbo, é chamado de "Lar da Dança do Leão" (狮舞之乡) para a variedade nortista.

Sulista

Guangdong é o lar da variedade sulista. Acredita-se que os leões chifrudos sulistas sejam Nians.
O estilo sulista pode ser subdividido em Fut San (Montanha do Buda), Hok San (Montanha do Grou), Fut-Hok (estilo menor que é quase um híbrido de Fut San e Hock San), Chow Gar (estilo menor praticado pelos participantes do estilo de Kung Fu da família Chow) e o Qing Shi (Leão Verde - popular entre os Fujianos/Hokkianos e Taiwaneses).
Fut San é o estilo que muitas escolas de Kung Fu adoptam. Ele requer movimentos poderosos e resistência quando em espera. O leão se torna a representação da escola de Kung Fu e somente os estudantes mais avançados podem realizá-lo.
O estilo Hok San é mais comumente conhecido como um estilo contemporâneo. O estilo contemporâneo Hok San combina uma cabeça de leão sulista com os movimentos do leão nortista. O estilo Hok San tenta reproduzir um aspecto e movimentos mais realistas, bem como performances acrobáticas. Sua cauda curta é também favorita entre as trupes que fazem o salto da baliza (jong).
Quando o leão que dança entra numa vila ou jurisdição, imagina-se que ele preste seus respeitos ao templo budista local, em seguida aos ancestrais e finalmente atravesse as ruas para trazer felicidade ao povo. Existem três tipos de leão: o leão dourado, representando vigor; o leão vermelho, representando coragem; e o leão verde, representando amizade.

Outros tipos de leão

Três outros tipos famosos de leão são identificados como: Liu Bei, Guan Gong (Kuan Kung) e Zhang Fei. Eles representam personagens históricos na China, registrados no clássico Romance dos Três Reinos:
  • O leão Liu Bei tem uma cara amarela, cauda multicolorida e pelagem branca. Ele é descrito como um sábio, usado pelos mestres das escolas de Kung Fu.
  • O leão Guan Gong tem uma cara e cauda vermelhas, e pelagem negra. Ele é descrito como o mais nobre dos leões, usado mais comummente em cerimônias.
  • O leão Zhang Fei tem cara, cauda e pelagem negras. Ele é descrito como o leão mais agressivo, usado por jovens mestres que desejam provar o próprio valor.

Cirque du Soleil

A dança do leão é apresentada no espetáculo Dralion do Cirque du Soleil. O nome Dralion deriva do Dragão chinês e do Leão chinês.



 A Equipe Wu Wei em 2012 adquiriu um Leão para realizar apresentações em eventos, espetáculos, escolas e abertura de empresas.

Veja Agumas fotos do Leão da Equipe Wu Wei no Jardim Japones. 






By Buu Wushu BR with No comments

    • Menu
    • Popular
    • Arquivo