programa grátis

Wushu Moderno

Wushu Moderno é um esporte de alto rendimento (baseado nas arte marciais chinesas tradicionais), divididas

Uma competição de wushu típico, aqui representado pelo 10 All-China Games.
em duas categorias, o Taolu (competição de apresentações de movimentos com mãos e armas chinesas como espada, facão, lança etc.) e o Sanda (Combate). O Wushu Moderno foi criado na República Popular da China em 1949, com a tentativa de nacionalizar a prática de artes marciais tradicional chinesa. A maioria dos Taolus (Sequência de movimentos) modernos de competição foram formados a partir da arte-mãe (kung fu) e pela comissão do governo chinês. O wushu se tornou um esporte internacional através da Federação Internacional de Wushu (IWUF), Atualmente a IWUF tem um total de 148 países e regiões nos 5 continentes: África (36), América (23), Ásia (38), Europa (46) e Oceania (5), A IWUF realizar eventos como o World Wushu Championships (Campeonato Mundial de Wushu) que acontece a cada dois anos, o primeiro Campeonato Mundiais foi realizado em 1991 em Pequim, China.

A modalidade que luta para virar esporte olímpico, sendo temas de diversos, filmes e documentários. Um dos praticantes mais conhecidos é o ator Jet Li (Pentacampeão Chinês de Wushu - Taolu).

Vídeo do Jet Li com 14 anos competindo em 1978 na categoria changquan.


O Wushu é reconhecido pelo COB (Comitê Olimpico Brasileiro) e COI (Comitê Olimpico Internacional). Tem eventos internacionais como Sulamericano, Panamericanos, Europeu, Asiático e Mundiais.

As turmas de wushu são mistas, ou seja, homens e mulheres treinam juntos e não há limitações de idade. Em sala de aula o professor orienta cada aluno de acordo com o nível e condições físicas e técnicas.

Material para inciar:
Para iniciar o treino, é muito simples, basta vir com uma camiseta e calça ou short confortável, pois a academia fornece todos os equipamentos necessários.
Após um mês será necessário adquirir o uniforme da modalidade.

Wushu Moderno - Taolus Oficiais

  • CHANGQUAN (Punho Longo/Punho do Norte)
Consiste em movimentos vigorosos das mãos, saltos em grande altura, giros rápidos do corpo e sequencia de chutes e socos fulminantes.

  • DAO SHU (Facão do Norte)
Consiste em técnicas onde o praticante executa com o facão movimentos como: cortar, giros, bloqueios, espetadas, furos e saltos acrobáticos.

  • JIANSHU (Espada Imperial)
Consiste em técnicas onde o praticante executa com a espada com suavidade, velocidade, giros, equilibrios com o movimentos continuos do corpo e saltos acrobáticos

  • GUNSHU (Bastão do Norte)
Consiste em movimentos que incluem estocadas, movimentos circulares, velocidade e força, mantendo o equilíbrio, precisão no final do impacto e saltos acrobáticos.

  • QIANGSHU (Lança)
Consiste em movimentos de defesa e ataque combinados, com giros de corpo com técnicas de perfuração, empurrão, estocadas e saltos acrobáticos

  • NANQUAN (Punho do Sul)
Consiste em uma série de técnicas de mãos, corpo em posição baixa e combinação de movimentos vigorosos. Em alguns momentos o praticante dá um “grito” para acentuar um movimento liberando a enorme quantidade de energia necessária à sua execução.

  • NANDAO (Facao Sul)
Consiste em variados movimentos de força e equílibrio combinados com técnicas de defesa e ataque e bloqueio de facão.

  • NANGUN (Bastão do Sul)
Consiste em movimentos de ataque e defesas firmes, com movimentos vigorosos. Técnicas de força explosão de movimentos.

  • TAI JI QUAN (Tai Chi Chuan)
Consiste em movimentos de Tai Chi suaves combinados com mãos e pernas. Todos os movimentos são de maneira lenta, com partes de explosões e saltos acrobaticos

  • TAI JI JIAN (Tai Chi Chuan)
Consiste em movimentos de Tai Chi com a espada de forma suaves combinados com mãos e pernas. Todos os movimentos são de maneira lenta, com partes de explosões e saltos acrobaticos.

Wushu como esporte olímpico

A IWUF fez uma proposta ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para ter o wushu incluído em Jogos Olímpicos futuros. No entanto em 2008, o COI permitiu que a China organizasse um evento internacional de wushu durante o Jogos Olímpicos Pequim 2008, com as mesmas medalhas dos jogos, mas este evento não fez parte dos 28 esportes olímpicos oficiais. O evento foi chamado de Beijing Wushu Tournament 2008. Em 2011 o Wushu foi anunciado como um dos 8 esportes finalista que estarão concorrendo a uma vaga para inclusão nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, A decisão será em 2013.

Assista o vídeo promocional da campanha do Wushu nas Olímpiadas de 2020.


Horários das Aulas de Wushu Moderno na New Planet Academia:

Segunda, Quarta e Sexta - Manhã -
9:00 às 10:00 
Segunda a Sexta - Tarde - 16:00 às 17:00.
Terça e Quinta - Noíte - 19:30 as 21:00. (Novo Horário)


Faça uma Aula Experimental!

By Buu Wushu BR with

    • Menu
    • Popular
    • Arquivo