programa grátis

domingo, 4 de março de 2012

O Significado das faixas nas Artes Marciais Chinesas (Kung fu e Wushu)

As faixas coloridas nunca fizeram parte da antiga tradição das artes marciais chinesas. Existem muitas histórias sobre o uso da faixa, porém, a mais comum é a de que um novato começou seu treinamento com uma faixa comum de cor branca simplesmente com o objetivo de amarrar e segurar seu uniforme. Como ele treinou durante anos, a faixa tornou-se suja, o que a deixava com a cor preta e isso levou a grande “fama” do faixa preta.


Na China Antiga

Antigamente na China o aluno iria aprendendo conforme sua evolução.Não existindo um tempo pré-determinado para o aluno ficar ou avançar no grau que se encontre.Tudo dependia da dedicação e capacidade de assimilação desse praticante.

No Ocidente

Aqui no ocidente devido a diferença de nossa cultura a maioria das artes marciais acabou adotando o sistema de dividir o seu conteudo em graus representados por faixas ou módulos devido ao fato dos praticantes não estarem acostumado, pois os mesmos ficavam desanimados achando que não estariam evoluindo.

Geralmente ao entrar em uma academia de artes marciais, seja ela: Kung fu, Sanda (Boxe Chinês), Wushu, entre outras, as pessoas sempre perguntam: Quantas faixas tem? Que faixa você é? Quanto tempo demora para chegar na faixa preta?

Somente com o passar de anos de treinamento o praticante consegue entender que para a sua evolução é necessário muito mais que uma faixa, e sim o entendimento real do significado da arte marcial.

Na Academia Wu Wei

Na Academia Wu Wei adotamos tanto o sistema de faixa, quanto o sistema de módulos para graduar o aluno em algumas modalidades como o Wushu Moderno, Judô e Taekwon-Do.

  • Wushu Moderno Módulos de Graduação, sendo dividido por níveis: Básico, Intermediário e Avançado.
  • Judô são 9 faixas que inicia na branca, mais 10 faixas Dan.
  • Taekwon-do são 10 faixas que inicia na branca, mais 9 faixas Dan.

Por fim deixamos aqui uma reflexão, ”O que é ser um faixa preta ou estar na faixa preta”.

Fonte: Tonlon Academia de Artes Marciais

By Buu Wushu BR with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

    • Menu
    • Popular
    • Arquivo