programa grátis

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Brasil estreita relações com a China para o desenvolvimento do Wushu

Wushu-Brasil-China
Vice-Ministro de Esportes e do Comitê Olímpico Chinês vem ao Brasil para viabilizar a entrada da modalidade nos Jogos Panamericanos
 O Brasil está estreitando suas relações com a China, país berço e mais forte do mundo no wushu, através da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW) para o desenvolvimento da modalidade no Brasil e na América. Como ações pontuais, já está confirmada, para os dias 14 a 17 de maio, a vinda de uma delegação oficial do país composta por Xiao Tian, Vice-Ministro de Esportes da China e Vice-Presidente do Comitê Olímpico Chinês, Gao Xiaojun, Presidente da Chinese Wushu Association (CWA) e Zhang Yuping, Secretária Chefe da International Wushu Federation (IWUF).

Marcus Vinicius Alves, Presidente da CBKW, irá recepcionar a delegação no Brasil. Segundo ele, foram programadas reuniões com autoridades do esporte brasileiro para abordar a possibilidade da entrada do Wushu nos Jogos Panamericanos. No dia 14 de maio, às 14h30, concederão entrevista coletiva com a participação do Prefeito Pedro Serafim, do Secretario de Esporte e Lazer de Campinas, Caio Carneiro Campos, Secretario de Desenvolvimento Economico, José Afonso da Costa Bittencourt, da Vereadora Leonice da Paz e do Cônsul Geral da República Popular da China em São Paulo, Sun Rongmao, no Salão Azul da Prefeitura Municipal de Campinas. No dia 15, embarcam para o Rio de Janeiro para reuniões  com membros da Federação de Kungfu Wushu do Estado do Rio e depois Foz do Iguaçú para encontrarem com autoridades do esporte do estado do Paraná.
Esta relação de cooperação entre os países não começou agora, a China já investe em um projeto de expansão da modalidade e conta com o Brasil como centro estratégico na América do Sul. Em 2010, enviou uma delegação, composta por 20 atletas de reconhecimento internacional, para uma turnê de demonstração da modalidade no país.
Em 2011, como mais um fruto desta parceria, a Chinese Wushu Association enviou também técnicos chineses para a capacitação de atletas e professores e para a preparação da seleção brasileira que representou o Brasil no 11th World Wushu Champioships realizado em outubro de 2011 em Ankara, Turquia. Além disso, a CWA doou para a CBKW uma área oficial de competição, a primeira do país.
Além da possibilidade de inclusão nos Jogos Panamericanos, o wushu também tem grande chance de fazer parte do programa olímpico em 2020. Durante uma reunião do Conselho Executivo do COI realizada em julho de 2011, em Durban, África, foi fechada a lista de oito esportes que ainda podem se considerar na disputa para tornar-se modalidade olímpica. Caso o wushu seja selecionado, a CBKW será a entidade brasileira responsável por montar o time que representará o país nas modalidades taolu moderno (sequência de movimentos com fundamentos marciais) e sanda (combate).
A Confederação Brasileira enviou atletas para as Olimpíadas de Pequim, em 2008, quando o wushu participou como modalidade de demonstração. Um torneio aconteceu no mesmo período do Jogos e contou com a participação de três atletas brasileiros: Emerson Almeida e Ariana Ortega nas disputas de sanda e Adriano Lourenço, no taolu.
Outra vitória para a modalidade, é a participação em caráter demonstrativo na 2º Edição dos Jogos Olímpicos da Juventude que será realizado em 2014, em Nanjing, China. A CBKW acaba de receber este comunicado oficial do Sr. Yu Zaiqing, presidente da IWUF e o vice-presidente do COI e aguarda informações sobre a definição dos critérios de classificação dos atletas para assim, começar o processo de seleção do time que irá representar o Brasil neste evento.

Fonte: www.cbkw.org.br

By Buu Wushu BR with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

    • Menu
    • Popular
    • Arquivo